Espiritismo

É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

É uma doutrina científico-filosófica que consegue combinar o Catolicismo (caridade), Budismo (reencarnações), Darwin (evolucionismo) e vários outros credos esotéricos mais antigos.

Kardecismo

Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec (1804-1869), desde cedo dedicou-se ao estudo das ciências e da filosofia. Tornou-se pedagogo de renome e desde seus 15 anos tinha a ideia uma reforma religiosa, com o pensamento de alcançar a unificação das crenças.

Desde o início do movimento espírita, sempre fez questão de apresentar, com um vocabulário inspirado nas ciências, eventos como comunicação com espíritos e o movimento de objetos sem ação humana aparente.

Umbanda

É uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes.

Além de monoteísta a umbanda é cristã pois recebeu influência do Catolicismo romano e do Kardecismo francês, além do Candomblé africano e das crenças indígenas tupiniquins.

Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor.

A Umbanda não pratica sacrifício de animais e toma a natureza como sagrada, protegendo-a desde muito antes do assunto “ecologia” ser tão atual.

Em tempo, “Macumba” é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras.

Pontos em comum entre Kardecismo e Umbanda

  • São espiritualistas;

  • Ambas acreditam em Deus;

  • Ocorrem fenômenos mediúnicos;

  • Aceitam reencarnação;

  • Praticam a caridade.

Diferenças entre Kardecismo e Umbanda:

  • O kardecismo não admite uso de imagens, já na umbanda tem imagens e altares;

  • O kardecismo não tem culto material e na umbanda ocorre;

  • Kardecismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina;

  • Kardecismo não tem sinais cabalísticos nem símbolos, a umbanda tem sinais, como os “pontos riscados”;

  • Kardecismo não prescreve qualquer forma de parâmetro nem comporta o formalismo de funções sacerdotais.

Conclusão

Todas as doutrinas possuem suas vantagens, são válidas para a evolução do espírito e servem de consolo diante das dificuldades. A Espiritualidade não se define por um ou outro nome e sim, pela mescla de conhecimento e qualidades absorvidas por entre as filosofias, doutrinas e religiões.

Quer saber mais sobre o Kardec e Umbanda?